O aplicativo de mensagens Telegram completou sete anos em agosto do ano passado. Em 2020, ele se tornou um dos dez aplicativos mais baixados do mundo, estando agora instalado em 45% dos smartphones brasileiros. Essas informações demonstram como o aplicativo tem crescido e ganhado a confiança dos usuários.
Grande parte do porquê as pessoas estão migrando para o Telegram está relacionada com o disparo de notificações sobre alterações nos termos de uso do WhatsApp. Com a mudança, dados dos usuários do aplicativo poderiam ser compartilhados com outras empresas do grupo Facebook. Não é à toa que foi registrada uma queda no número de pessoas que utilizam o WhatsApp no mesmo período – de 95% para 86%. Essas modificações foram adiadas por conta da má recepção do público.
Qual o diferencial do Telegram?
As notícias sobre mudanças nos termos do Whatsapp não poderiam ter vindo em melhor hora para o Telegram. Isso porque o aplicativo afirma que seu diferencial é ser, ao mesmo tempo, seguro e utilizável. A empresa sempre bateu na tecla de que é extremamente transparente no trato dos dados de seus usuários.
Além disso, o Telegram tem se aprimorado e buscado inovar nas funções do aplicativo. Recentemente, eles lançaram as “rápidas e seguras videochamadas”. Em meio a uma pandemia, onde as pessoas precisam manter distanciamento umas das outras, videochamadas são a melhor solução para quem quer se encontrar com amigos e familiares neste momento. Assim, o timing do lançamento da nova função do Telegram foi bem calculado.
Os dados contidos neste texto são da pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box, de fevereiro de 2021. Para continuar antenado nas notícias do universo digital, acompanhe o blog da ICom e nossas redes sociais.