Com o crescimentos dos perfis comerciais em redes sociais como o Instagram e o Facebook, a opinião de muitas pessoas é de que a criação de sites se tornou desnecessária para as marcas e que concentrar todas as forças nas redes é a melhor estratégia.
No entanto, será que a função dos sites realmente pode ser substituída pelas ferramentas das redes? O processo de desenvolvimento dos sites, apesar de se mostrar como uma peça-chave para o bom desempenho nos negócios, costuma ser deixado de lado principalmente pelos microempreendedores e por aqueles que são menos familiarizados com o tema.
A verdade é que os sites não deixaram de ser importantes para as estratégias de marketing digital. Suas demandas, no entanto, se mostram diferentes nos últimos cinco anos. A forma de trabalhar com eles mudou, pois agora eles precisam ser alimentados com conteúdo mais específico, ou seja, não se coloca tudo em um site, mas tudo o que nele for incluído deve ter um propósito.
Para te ajudar, separamos cinco elementos que todo site deve ter:
- Conteúdo relevante
Criar conteúdo relevante faz com que se aumente o tráfego do seu site e gera valor à sua marca, fazendo com que o seu posicionamento no Google cresça. Por isso, pesquise sobre os assuntos que interessam seu público para alcançar e fidelizar potenciais clientes.
- Otimização para ferramentas de busca
Ser visível nas ferramentas de busca, em especial no Google, proporciona a conquista de novos clientes e mostra a credibilidade da sua marca. Não aparecer no Google é dar um passo para trás nos negócios, pois atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas e com pressa. Entenda que, na internet, o importante é ser relevante para o Google.
- Integração com as redes sociais da marca
Redes sociais não tiram a importância de se ter um site. Este, no entanto, também não substitui o papel das redes. Assim, todas as plataformas em que sua marca estiver presente precisam estar sinalizadas no seu site. Isso gera compartilhamento e tráfego em todas elas.
- Segurança
Investir na segurança do seu site é essencial para mantê-lo longe de hackers, que podem roubar seus dados e dinheiro e, principalmente, pôr em risco a credibilidade da sua empresa, com publicações que podem destruir a sua reputação.
- Conta do Google Analytics
Isso é essencial para ter o controle do site e saber qual a sua quantidade de visitas, de onde essas visitas surgiram, quais as páginas mais visitadas e quais são as suas palavras-chaves. Dessa forma, você passará a conhecer seus potenciais clientes e poderá implementar estratégias de melhorias. A conta do Google Analytics é gratuita.
Hoje você entendeu a importância de se ter um site bem estruturado para garantir o sucesso da estratégia de marketing digital da sua marca. De comunicação a iCom entende bem, conte conosco para alavancar a presença da sua marca na internet.