Você já sabe que a iCom é uma Agência de Comunicação Integrada. Isso significa que atuamos em diversas áreas da comunicação, e uma delas é o Marketing Digital, o que nos faz ser uma Agência Digital. O termo se refere a quando os comunicadores misturam o tradicional e o moderno, atuando diretamente nas mídias digitais, fazendo delas a principal forma de gerar renda e investimento. Somos mais de 20 mil agências digitais no Brasil e a tendência é que esses números cresçam ainda mais, já que as companhias têm apostado bastante no setor para promover seus produtos e serviços.
Para você entender, as agências de comunicação são responsáveis pela criação, planejamento e gerenciamento de toda a publicidade de uma empresa. O Marketing Digital atua como um ramo dessa comunicação. Portanto, conta com profissionais que têm como função explorar e criar novas possibilidades de marketing pela internet. Essa área de atuação surgiu juntamente com a necessidade de as empresas ampliarem sua divulgação, uma vez que os meios físicos e impressos já não proporcionavam tantos resultados.
Somos especializados em elaborar estratégias de marketing com o serviço digital. Para isso, contamos com um time de pessoas com qualificações específicas em redes sociais, design, redação, gerentes de projetos e, principalmente, especialistas em tecnologia. Com esses profissionais atuando em suas áreas, construímos os conteúdos de marketing para redes, sites e blogs dos nossos clientes, e os anúncios de seus produtos e serviços.
O trabalho não se resume apenas à criação das peças. As agências digitais também se responsabilizam pelo gerenciamento do conteúdo postado e, assim, supervisionam os lucros que o material está gerando. Para esse processo, as métricas são as principais aliadas. A partir delas, os agentes digitais percebem se as estratégias pensadas e criadas para os seus clientes estão ou não trazendo resultados, como o retorno sobre o investimento, o custo de aquisição de novos clientes, o número de acessos em determinada página e assim por diante.
Além da criação e do gerenciamento, as agências digitais podem oferecer outros serviços. Entre eles: a otimização para mecanismos de busca (SEO), que são importantes para ranqueamento dos sites e blogs, aumentando os acessos pela busca por palavras-chave; a produção de e-mail marketing, um recurso que fortalece o relacionamento com clientes por meio de avisos promocionais, e-mails comemorativos, convites para eventos, atualização de dados de clientes, entre outros; e newsletter, que atua como um boletim informativo, ou seja, uma publicação fixa da empresa para seus clientes.
Segundo a pesquisa Tic Domicílios, o número de brasileiros que utilizam a internet continua crescendo. Subiu de 67% para 70% da população, equivalendo a 126,9 milhões de pessoas em 2018. É certo que a tecnologia estará cada vez mais presente no cotidiano da população. Com isso, o marketing continuará se transformando em digital. A tendência é que surjam novas agências seguindo esse rumo e que as tradicionais reorientem seus trabalhos para o setor. Isso acarretará o crescimento de profissionais que seguirão a área e se especializarão nos detalhes de cada parte do processo digital.
Por aqui, a iCom e seus agentes seguem evoluindo, crescendo e se especializando no meio, pois sabemos que o futuro é digital e nós estaremos nele.