Em um mercado que se atualiza constantemente e que se torna mais competitivo a cada dia, é importante conhecer os conceitos do marketing, além de estar sempre atualizado sobre as novidades do setor, e sobre as novas tecnologias e estratégias para se tornar ou manter sua empresa com boa relevância digital.
Como o conhecimento só é realmente pleno quando compartilhado, preparamos uma lista com 10 livros importantíssimos, para quem quer saber mais sobre marketing digital. Eles vão ajudá-lo a se tornar um expert no assunto e a aplicar as melhores técnicas para o seu negócio.
- Marketing para o Século XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados
O livro Marketing para o século XXI foi escrito por Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing moderno. Traz conselhos que abrangem os desafios apresentados pela hiper competição, a globalização e a internet. Excelente leitura para quem quer se inteirar sobre marketing de banco de dados, de relacionamento, high-tech e de internet entre outros novos campos de aplicação desta ciência.
- Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital
Junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Philip Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Aborda as mudanças radicais que a conectividade trouxe ao modo como o mundo funciona, além de traçar os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing, que vão desde a apresentação e assimilação da marca ao consumidor e termina na fidelização total do cliente. O livro Marketing 4.0 apresenta uma análise firme do consumidor atual e do futuro e nos fornece as técnicas e dados necessários para atingi-los com maior eficácia.
- Marketing Essencial: Conceitos Estratégias e Casos
Na 5ª edição de “Marketing essencial”, Philip Kotler traz as mais recentes práticas e teorias da administração de marketing de forma direta e simples. A publicação atende a profissionais e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda.
Essa edição atualiza a abordagem de temas já consagrados, e aborda o marketing em tempos de crises econômicas e recessões, o avanço da sustentabilidade e do marketing “verde” e o marketing digital, e pode trazer excelentes insights para que você possa adequar suas estratégias ao mercado moderno e suas novas tendências, por meio de estudos de casos reais que contextualizam o assunto de cada capítulo.
- Os 10 Pecados Mortais do Marketing: Sintomas e Soluções
O verdadeiro papel do marketing é identificar oportunidades e criar estratégia de negócios com foco em resultados. Esse é um dos principais aprendizados contidos em mais um livro do pai do marketing moderno.
Com exemplos e insights, é explicado como identificar quando uma empresa está cometendo um ou mais dos 10 pecados mortais do marketing, as melhores soluções para superar o problema também são abordadas.
Você aprenderá a manter o foco no mercado e no cliente, acompanhar a concorrência, gerenciar relacionamentos, desenvolver planos de marketing eficazes, construir marcas fortes e aproveitar ao máximo a tecnologia disponível.
- Capitalismo em Confronto
Neste livro, também de Kotler, as falhas do capitalismo são apresentadas sob a opinião de especialista. A publicação lista os 14 principais problemas que afligem as economias capitalistas, e analisa os fatores que determinaram a crise do sistema. Neste livro, Philip Kotler coloca em xeque o capitalismo, mas também identifica os pontos positivos do regime.
Com a proposta de união das iniciativas pública e privada, são apresentadas sugestões para um capitalismo mais saudável e mais sustentável.
- Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital
De acordo com a autora, Martha Gabriel, o livro “Você, Eu e os Robôs: pequeno manual do mundo digital” é um verdadeiro guia de sobrevivência para que possamos compreender a Revolução Digital em curso, atualmente, em nossa sociedade. A autora analisa os impactos desse fenômeno na humanidade, em diversas dimensões — como biológica, social e econômica.
Escrito em linguagem simples e objetiva, o livro é uma ótima leitura para qualquer pessoa. Ele traz debates em diversos temas, como trabalho, educação, privacidade, ética, filtros, pós-verdade, fake news, pensamento crítico, criatividade, inteligência artificial, robótica, convívio homem-máquina, entre outros.
- Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias
Em mais um livro de Martha Gabriel, a relevância estratégica do marketing no contexto digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos que podem ser diferenciais em ações de sucesso.
Em linguagem simples e objetiva, este livro inova ao integrar ao seu conteúdo informações digitais on-line. Por meio do uso de um dispositivo móvel conectado à internet (celular, smartphones, PDAs), o leitor tem acesso a cases, exemplos e vídeos digitais on-line disponíveis nos QR Codes presentes ao longo dos capítulos. Outra funcionalidade digital é a realidade aumentada apresentada na capa, que dá acesso ao vídeo de apresentação do livro gravado pela autora. Para visualizá-lo, basta acessar www.martha.com.br/livros/marketing-era-digital/ra e apontar a imagem da capa deste livro (ou a imagem abaixo) para a webcam do computador.
Leitura altamente recomendada para profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam desenvolver estratégias de sucesso para os seus negócios.
- SEM e SEO. Dominando o Marketing de Busca
Conceitos, técnicas e estratégias relacionados aos buscadores da web são apresentados por Martha Gabriel, e o passo a passo da gestão prática do marketing de busca também é abordado. O livro é focado na tecnologia e no marketing, para garantir a integração das duas áreas, ação necessária para se obter sucesso na estratégia. A publicação busca habilitar os leitores a aplicar as técnicas de marketing de busca em seu website, independentemente de tamanho ou tipo.
- Marketing de Otimização de Buscas Na Web
Este livro apresenta conceitos, técnicas e estratégias relacionados com os buscadores web e o passo a passo da gestão prática do Marketing de Busca (MOB) para alcançar e manter melhores posicionamentos de sites nas buscas na web. Assim como no livro citado acima, essa é mais uma leitura essencial, escrita por Martha Gabriel, para melhorar sua estratégia de marketing digital e a relevância em sites de busca.
- Branding e Marketing Digital
De acordo com a autora, Martha Gabriel, Branding é a alma – e marketing digital, o coração. Enquanto o branding transmite a essência da marca, o marketing digital impulsiona a mensagem para as pessoas e compartilha experiências, diariamente.