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    Confira 5 dicas para ser um gerente de projetos de sucesso

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    Dicas

    No universo das agências de comunicação, ter profissionais antenados e proativos é fundamental. Dentro de uma agência, o gerente de projetos é uma das pessoas que possuem papel essencial. Em 2020, ser um bom gerente de projetos ganhou novos significados, que vão além de planejar e controlar sua execução em diversas áreas de atuação. Agora, é preciso ser parceiro de negócios estratégicos e seguir com contratempos inevitáveis.

    Se você está procurando se destacar e levar sua carreira de gerenciamento de projetos para o próximo nível, confira cinco dicas que podem otimizar o trabalho de um gerente de projetos.

    1. Definir metas

    A rotina de um gerente de projetos tem como prioridade definir objetivos e métricas. Sem uma direção bem definida, a tendência é que os resultados não apareçam, principalmente no longo prazo. É importante que cada projeto tenha metas claras e bem definidas. Os indicadores que vão ser utilizados também precisam ser definidos desde o princípio.

    Encher sua equipe de metas pode causar perda de foco ao longo de um projeto. Defina objetivos grandes e que realmente tenham algum impacto na sua empresa, mas não se esqueça de escolher metas realistas, que possam ser atingidas.

    Todos os profissionais envolvidos no projeto devem ter acesso aos objetivos e métricas utilizados. A centralização das informações em uma única plataforma ajudará na organização e, consequentemente, no cumprimento dos prazos estabelecidos.

    2. Métodos

    Agora que já foi definido o objetivo do projeto e quais serão as formas de alcançar as metas, o segundo passo é definir quais os métodos serão utilizados para obter os resultados. Na prática, eles representam as condições para executar o planejamento estruturado e consistem em ferramentas, equipe e orçamento.

    Outra etapa é a definição da sua equipe para cada projeto. Ao analisar as qualidades e características da sua equipe, torna-se mais fácil identificar qual profissional é o mais indicado para cumprir determinada função. O objetivo é montar um time capacitado para cada desafio.

    3. Priorização de tarefas

    Entre os desafios de liderança e gestão de vários projetos, um dos principais é saber como priorizar as tarefas. Afinal, nem todas as atividades têm o mesmo grau de importância para chegar ao resultado final. Portanto, essa dica é essencial para a eficiência dos seus projetos.

    O primeiro passo para saber o que deve ser priorizado é entender quais são os objetivos e o impacto de cada atividade nessas metas. Se uma tarefa não for entregue no prazo inicial, qual vai ser o efeito para a entrega final? A partir desses critérios, você deve criar uma escala para cada projeto.

    Assim, sempre que realizar um sprint com a sua equipe e algum problema surgir, você vai saber como remanejar a produção de determinada etapa. Isso evita que um profissional fique mais sobrecarregado do que outro e reduz o impacto nos resultados finais.

    4. Comunicação

    A comunicação entre os membros da equipe é primordial e deve ser eficiente. Cabe ao gerente garantir que todos da equipe estejam informados sobre as demandas. O ideal é contar com uma única plataforma para concentrar a troca de mensagens e informações.

    O uso de e-mail nessa etapa, por exemplo, pode significar mais atrasos para o seu projeto. É vital contar com uma ferramenta que seja direta e simples de ser utilizada. Além disso, encontros são fundamentais para ter mais resultados.

    Com uma comunicação direta e sem ruídos, a tendência é que o fluxo de trabalho seja otimizado, evitando ter de refazê-lo. A longo prazo, portanto, essa troca de informações mais direta permitirá uma maior eficiência de toda a equipe, assegurando a agilidade na execução.

    Por mais que cada profissional tenha a sua forma de controle individual, é necessário utilizar uma plataforma única para todos os membros da equipe. Dessa maneira, cada um pode conferir o andamento do projeto de forma mais ampla, com uma visualização do que já foi feito.

    5. Monitoramento

    Um dos grandes benefícios da transformação digital é a possibilidade de acompanhar e monitorar de perto cada detalhe do andamento do seu projeto. Isso facilita o acompanhamento de vários projetos ao mesmo tempo sem perder em eficiência ou qualidade final. Por isso, fique de olho em cada detalhe do seu projeto, decifrando quais são os erros e acertos ao longo do caminho. Ainda mais fundamental é conseguir transformar essa avaliação em melhorias a serem realizadas. Aos poucos, o resultado final vai sendo aprimorado.

    Gostou das nossas dicas? Continue atento às publicações da Icomunicação e confira esta e mais novidades sobre o ramo publicitário.

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