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    Como se alinhar às tendências de comportamento e inovar no seu negócio?

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    Tendências dos Consumidores

    Com o constante avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento dos consumidores, é essencial estar atento às tendências de consumo e às preferências de cada público, como a percepção sobre questões ambientais e sociais, preocupações relacionadas ao etilo de vida pessoal etc. Porém, muitas vezes, é difícil se adaptar de forma assertiva para cada empresa, já que tratam de nichos diferentes . Para auxiliá-lo nesse processo, hoje vamos dar algumas dicas de como utilizar as informações coletadas em uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor para desenvolver suas estratégias de marketing.

    Em primeiro lugar, é importante entender que cada tendência pode impactar variados ramos de negócio de diferentes formas. Por exemplo, a preocupação crescente dos consumidores com a sustentabilidade pode ser trabalhada de maneira diferente em um banco e em uma empresa de varejo de moda. É preciso estudar a fundo seu público-alvo de forma específica para entender os diferentes impactos e as possibilidades de inovação.

    Além disso, é válido destacar que as tendências não surgem do nada. Elas são fruto de estudos e análises de comportamento do consumidor feitas por diversas empresas de pesquisa WGSN, por exemplo, é uma marca de referência em previsão de tendências de consumo e estilo de vida. Essas empresas fornecem insights e dados que nos possibilitam compreender melhor o que está por vir e o que já está acontecendo no mercado.

    Identifique as tendências relevantes para o seu público

    Mas como utilizar toda essa informação para inovar e se destacar no mercado? Primeiramente, é importante identificar quais tendências e comportamentos são mais relevantes para o seu público-alvo. Para isso, é possível realizar pesquisas de mercado, análise de redes sociais e busca por análises de mercado em portais especializados, como Consumidor Moderno, WGSN, Google Trends e Comscore.

    3 tendências crescentes nos próximos anos e como utilizá-las em diferentes nichos

    1. Preocupação ambiental na geração Z

    De acordo com o estudo Consumer Life da GfK realizado em 2023, os jovens entre 18 e 26 anos demonstram uma preocupação maior com a questão ambiental, sendo a poluição ambiental a 8ª maior preocupação e a mudança climática a 6ª. Além disso, 71% dos entrevistados consideram que as marcas precisam ser ecológicas. Mas de que forma os diferentes nichos de mercado podem utilizar isso ao seu favor?

    Setor bancário – É possível tomar mais ações efetivas relacionadas ao meio ambiente, por exemplo: mudar os materiais utilizados nos cartões físicos, reverter a cobrança da anuidade do cartão de crédito para ações ambientais ou até mesmo incentivar os clientes da empresa por meio de alguma campanha de proteção ambiental, havendo uma bonificação ao final. E, claro, essas ações devem ser muito bem divulgadas nas mídias digitais.

    Setor público – Instituições públicas podem fazer mudanças internas que colaborem com a proteção ambiental e divulgá-las nas mídias digitais ou realizar/patrocinar eventos que possuam ações ambientais como principal foco.

    Moda – Empresas de moda poderiam criar coleções de roupas feitas com materiais ecológicos ou até mesmo fazer bazares de roupas usadas e divulgar essas ações nas mídias digitais.

    2. Interesse em aumentar o contato humano

    Segundo a WGSN, um dos perfis do consumidor do futuro de 2025 vai ser o grupo dos redutores; pessoas que passaram muito tempo conectadas ao mundo digital, com a pandemia e as mudanças que vieram após ela, e que valorizarão o contato humano e procurarão reconstruir um senso de comunidade. Algumas possibilidades para que uma empresa se mantenha relevante e inovadora nesse grupo são:

    Setor automobilístico – Incentivar a construção do senso de comunidade com o lançamento de carros maiores e campanhas publicitárias que incentivem a viagem em família/amigos, para aumentar o contato presencial, e que trabalhem com o lado emocional das pessoas.

    Setor de cosméticos – Promover campanhas para as pessoas fazerem skincare ou maquiagem com as pessoas que amam, de forma que o autocuidado e o contato humano tornem-se prioridade na vida delas.

    Setor comercial – Lojas físicas podem começar a focar nos investimentos de atendimento físico humanizado, promovendo uma experiência de contato humano excepcional, indo na contramão da automatização do comércio e de lojas independentes.

    3. Fenômeno do encantamento

    Você provavelmente já deve ter ouvido falar do fator “wow” que as empresas procuram ter cada vez mais. Esse fator nada mais é do que se destacar por encantar o cliente, fazendo-o se sentir confortável e especial. É uma perspectiva que irá mudar a forma como as empresas constroem suas narrativas e, nos próximos anos, esse encantamento se tornará um fator primordial para a decisão de compra do consumidor. Aqui estão algumas dicas para te auxiliar nesse processo:

    Setor hoteleiro – Uma maneira de encantar o consumidor nesta área é oferecer atendimento e conforto excepcionais, criando uma relação e conexão com o cliente desde o momento em que ele encontra a sua marca (marketing) até a saída da hospedaria.

    Setor de telecomunicações – Muito se sabe sobre a insatisfação por parte dos consumidores quando falamos de serviços de telefonia. Por isso, é primordial que, para encantar o cliente, operadoras invistam em formas de conquistar o cliente no pós-venda, tornando processos mais eficientes e menos burocráticos, tendo como objetivo principal construir um relacionamento longo e duradouro com seus antigos e atuais clientes.

    Setor imobiliário – Para se destacar no mercado imobiliário e encantar os consumidores, empresas do setor podem investir em campanhas mais emocionais, que mexam com o senso de pertencimento ao lugar do espectador, mostrar visões diferentes de um apartamento ou casa. Além disso, é possível promover um desafio, uma forma de interação com a população em que as pessoas compartilhem nas redes sociais a parte que elas mais gostam de suas casas.

    Explore tendências, conecte-se com seu cliente nos lugares certos e desvende o que o torna único. Assim, sua empresa se destacará de forma inigualável. Conte com a iCom para impulsionar essa jornada de sucesso!

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