A comunicação interna é tida como uma tendência de RH para 2022. Neste texto, vamos apresentar o que é e como melhorar a comunicação entre os colaboradores da sua empresa.
O que é comunicação interna?
É uma estratégia utilizada para melhorar o diálogo interno e engajar colaboradores em torno de um objetivo. É muito útil também para medir os níveis de satisfação e entender que pontos precisam ser aperfeiçoados dentro da empresa.
85% das organizações têm áreas de comunicação empresarial como centralizadoras da informação e divulgação de suas pautas.
Como melhorar a comunicação interna?
Faça um planejamento
É muito importante, antes de tomar qualquer decisão, saber o que você procura melhorar dentro da organização. Portanto, tenha em mente três pontos:
- Quais são os objetivos?
- Quais são as necessidades?
- Como a comunicação interna pode ajudar?
Eles irão ajudar você a seguir o melhor caminho para utilizar essa estratégia.
Incentive o diálogo
Incentive os gestores a estabelecerem um canal aberto e franco de comunicação entre eles e os colaboradores.
Atitudes autoritárias e pouco espaço para ideias sempre geram desconforto. Substituir isso por um diálogo ajuda a reduzir a insatisfação e a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Assertividade
Procurar dialogar de maneira clara e assertiva é um ponto importante para que o trabalho de todos seja feito da melhor forma e o mais rápido possível.
Isso melhora bastante a forma de o colaborador trabalhar e, consequentemente, sua satisfação dentro da empresa.
Realize dinâmicas entre os colaboradores
Criar espaço para os colaboradores conversarem, não necessariamente sobre suas atividades, é um excelente meio para melhorar o ambiente de trabalho.
Essa é uma boa oportunidade para que eles possam tirar dúvidas sobre o funcionamento da empresa e, principalmente, conhecer melhor seus colegas.
Use a tecnologia a seu favor
Procure por apps e sites que possam ajudar gestores e colaboradores a terem um canal de comunicação único que simplifique os processos da empresa.
Já existem muitas ferramentas que podem ajudar nisso, como Slack, Teams, Notion, Trello, Monday, Miro, Jira etc.
Escolha a que melhor se encaixa em suas necessidades e aproveite o que a tecnologia pode oferecer para melhorar os processos do seu grupo.
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