Como a Magazine Luiza foi além para ajudar seus parceiros
O primeiro semestre de 2020 provocou impactos imensos em todo o setor econômico. Nos últimos meses, vimos companhias procurando diversas formas para sobreviver. Segundo a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 716 mil empresas fecharam suas portas desde que pandemia chegou ao Brasil.
O levantamento mostra que o novo coronavírus teve um impacto negativo sobre todos os setores econômicos, especialmente sobre o comércio, os serviços e as pequenas empresas. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), até meados de junho, cerca de 700 mil negócios fecharam. Esse número é superior à média de firmas que encerram suas atividades em um ano no Brasil, cerca de 600 mil.
Mas, é em momentos assim que se revelam as grandes companhias, que têm a oportunidade de demonstrar seu compromisso com o auxílio aos pequenos empresários. Seja com dinheiro, ações, influência ou iniciativas diversas, a pandemia fez com que muita gente levantasse ações de socorro voltadas para microempreendedores.
Em outro artigo aqui do blog, citamos algumas iniciativas de empresas como a Coca Cola, a Vale e bancos como o Bradesco, o Santander e o Itaú. Entre elas, a Magazine Luiza se destacou por lançar o programa digital Parceiro Magalu, voltado para habilitar micro e pequenas empresas e trabalhadores autônomos para vender pela internet, sem sair de casa. Um dos objetivos do Parceiro Magalu é alcançar os milhões (em torno de quatro milhões, segundo estimativa) de varejistas que ainda não vendem seus produtos on-line.
Porém, a Magalu foi além nesta pandemia. Sabendo que o marketing é a alma do negócio, a companhia decidiu ajudar as microempresas também na área publicitária. Assim, a partir do dia 2 de julho, ela passou a realizar uma série de lives, em seu perfil do Instagram, com lojistas da plataforma Parceiro Magalu e influenciadores de diversas áreas.
As transmissões ao vivo acontecem às quintas-feiras, às 11h. Já na primeira semana, a live comandada por Paula Varejão, apresentadora do programa “Tá na hora do café”, do canal Mais Globosat, teve como tema “Café: da planta à xícara”. A transmissão contou com convidados que representaram as marcas Café Campos Altos, La Finca Brasil, Cereja do Café e Marcus Magalhães Cafés e apresentou curiosidades e informações sobre cafés especiais.
O objetivo da iniciativa é dar voz e visibilidade aos pequenos empresários e autônomos que utilizam a plataforma da marca, ajudando-os com as vendas de seus produtos e serviços. Sabemos que o auxílio aos parceiros da Magalu não é o único motivo para a marca se esforçar em mais essa iniciativa. A Magazine se tornou conhecida como uma empresa que se solidarizou com a situação de muitos brasileiros e, lá na frente, colherá os frutos de todas essas ações.
Assim como a Magalu, outras grandes firmas se propuseram a fazer a diferença na pandemia. E nós estaremos de olho em como tudo isso vai ser convertido em lucro, afinal, promover sucesso gera mais sucesso.