Coordenado pela Cáritas Brasileira, o projeto SOS África convoca a sociedade para uma corrente de solidariedade em prol de pessoas atingidas pelos ciclones Idai e Kenneth, que afetaram países da África no mês de março de 2019. Desde a sua fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e disponibiliza ferramentas para transformar suas vidas. Por isso, a ação visava sensibilizar não somente a rede católica como também, toda a sociedade brasileira disposta a ajudar.
Para potencializar o alcance da iniciativa, a IComunicação produziu uma campanha publicitária para arrecadar fundos a serem destinados à reconstrução de casas nas regiões mais impactadas. O objetivo foi sensibilizar as pessoas com a causa, estimulando a doação de recursos por meio do site da Cáritas, mídia central de conversão da campanha digital. A veiculação e distribuição do inventário criativo ocorreu durante 60 dias em diversas mídias digitais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, e na rede Display do Google. E, ainda, na mídia tradicional (offline), com veiculação de vídeos em emissoras católicas de TV e spots para rádios.
O conceito criativo impactou, por meio da realidade, com imagens dos regiões mais afetadas, destacando as famílias que se encontram sem moradia. As fotos foram captadas pela equipe da Cáritas que esteve na região logo após os ciclones. A agência digital desenvolveu uma textura com fontes e cores bem características ao continente africano. As peças digitais, mini vídeos, cartelados, canvas, carrossel, posts, stories, se revezaram ao longo do período da campanha.
Como resultado, o projeto de marketing digital com apoio da mídia tradicional, de autoria da IComunicação, trouxe mais de 3000% de ROI (Return on Investiment) ao cliente ao garantir mais de R$ 670.000,00 em doações, com apenas R$ 20.000,00 de investimento em peças criativas e compra de mídia online.